terça-feira, 14 de julho de 2009

To boldly go where no Man has gone before... 5

Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (Star Trek - First Contact) 1996
Já disse aqui que não gosto de Borgs? Bom, não suporto. Nem as histórias. E os inimigos aqui são justamente os borgs. Já de uniforme novo e nave de última geração, a Enterprise E, Picard e sua turma... adivinha? Voltam no tempo! Sério.. sem brincadeiras. Mas dessa vez foi sem querer, indo no rastro de uma nave remanescente de um cubo borg destruído em batalha. Nossa querida nave e sua tripulação acabam indo para um dia antes do Primeiro Contato, o dia em que Zefram Cochrane voou com a Phoenix para testar a dobra espacial pela primeira vez. Em decorrência disso, alguns Vulcanos dando um rolezinho pelo sistema resolvem descer na Terra e dar uma olhada nos humanos, que até ontem mesmo pareciam não merecer sequer uma piscadela. Como esse encontro foi o primeiro passo para a criação da Federação Unida de Planetas e para a evolução social da espécie humana terráquea, os borgs querem estragar tudo. Claro que Picard, com a ajuda de Data, os impede, e de quebra acaba com aquela que parece ser a "rainha" da comeia borg. Bom, o filme vale pelos momentos divertidos de LaForge e Riker com Cochrane, pela personagem Lilly chamando as miniaturas das Enterprises na sala de Picard de "navezinhas", e pela humilhante enganação sofrida pelos borgs nas mãos de Data.

Jornada nas Estrelas - Insurreição (Star Trek - Insurrection) 1998
Na minha opinião o melhor com a Nova Geração. Aqui há o conflito filosófico "minha espécie" x "outras espécies" que tornou célebre a série desde os já longínquos anos 60. Em um planetinha obscuro, fora do caminho de todo o mundo, no meio de uma nuvem de poeira intragável, vivem os remanescentes de uma espécie antiga e sábia. Eles sabem muito sobre a tecnologia contemporânea, mas preferem viver de maneira bucólica. Eles são os Baku, e ninguém ligaria a mínima para não fosse o fato de que eles simplesmente não envelhecem. A razão para isso é o material formador dos anéis (ou anel, ou algo parecido, não me lembro bem) que rodeia o dito planeta. E é esse material que os Son'a anseiam, só que para isso eles têm que exterminar com toda a vida do planeta. Bom, não vou contar quem são os Son'a, mas eles são maus, são tecnologicamente avançadíssimos, e têm ao seu lado um almirante da Federação encobrindo toda a jogada. Claro que Picard descobre tudo, e decide se insurgir contra as ordens de seu superior, daí o título do filme. Com uma grande história por trás, ótimas cenas de ação, e uma cena de Picard dançando um ritmo caribenho, é um filme altamente recomendável. Encerro com uma pergunta feita pelo Capitão como respota à exclamação do Almirante Dougherty de que eles estariam 'apenas' movendo seiscentas pessoas:

"Quantas pessoas seriam preciso, almirante, antes que se tornasse errado, hmm? Mil? Cinquenta mil? Um milhão? Quantas pessoas seria preciso, almirante?"

Nenhum comentário: