segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Quão nerd você é?

Fiz dois teste agora há pouco sobre o quão nerd se é. Um teste pode ser encontrado aqui e o outro aqui. O resultado não me surpreendeu muito (role a página até achar dois objetos, logo abaixo da lista de música), porém me fez pensar em algumas coisas. O que é ser nerd hoje em dia?

Se você fez o teste, percebeu que é baseado basicamente nas habilidades lógico-matemáticas, entre outras coisinhas, e qualifica como nerd apenas pessoas que se dão bem em matemática e ciências naturais. Chegando próximo no final, já sabia que não me sairia tão bem. Nunca fui bem nessas áreas (na verdade a escola priorizava coisas que não me ajudavam, então ia mal em praticamente tudo, mas isso dá assunto para outro post), e é justamente aí onde normalmente se enquadra a visão preconceituosa da figura do "nerd" padrão: homem, de jovem a meia-idade, camisa listrada ou quadriculada de mangas compridas, óculos, lápis, caneta e calculadora no bolso; normalmente programador; sedentário e descoordenado; com dificuldades sociais, o que tende a um comportamento solitário ou restrito a redes de relacionamento; pode até ser que ande em bandos, mas de nerds.

O que eu tenho a ver com isso? Costumo ser qualificado como nerd, mas de maneira paradoxal não me encaixo em quase nenhuma dessas categorias, só nas naturais (sou homem, e jovem). Odeio roupa social (somente em ocasiões especiais - formatura, casamento, etc.); não uso óculos, muito menos porto canetas e calculadora (absurdo!!!); não entendo bulhufas de programação (mas entendo um pouquinho de manutenção de micros); hoje até estou meio sedentário, mas de maneira nenhuma descoordenado, pelo contrário, até que sou um professor de educação física bem em forma, apesar de me sentir um pouco fora de forma; não gosto muito de gente, mas isso porque normalmente me deparo com gente ignorante em assuntos que eu considero de suma importância (como ser educado e saber pelo menos falar a própria língua), fora isso sou cara de pau o suficiente, e até bem sociável.

Mas por quê me consideram nerd? Gosto de ficção científica, sou treker, gosto de Star Wars, Arquivo X. Conheço um pouco a respeito de O Senhor dos Anéis e coisas relacionadas ao universo tolkiendili. Costumo falar a língua portuguesa de acordo com a norma padrão, sempre que possível e/ou necessário; e entendo, e até prezo, que faz o mesmo. Fiz Letras, mesmo sendo Educador Físico. Leio. Leio muito, mas sou bastante seletivo. Falo "bastantes coisas" e sei que está certo, e sei que "pãos ou pães é questão de opiniães" XD.

Poderia citar dezenas de pessoas que conheço que são consideradas nerds, e não atendem em nada ou quase nada aquela descrição padrão, mas creio não ser necessário. Fiz o dito teste, e deu "levemente nerd", mas fica o banner como protesto: unam-se nerds das humanas, e desbanquem os nerds das exatas!

2 comentários:

Rob Seixas disse...

Acho que não tenho o que fazer...
Em plena janela, respondi seu teste de "nerd".
Bom, eu acho que preencho parte do requisito, pela qualidade dos filmes que eu gosto, de Bergman a Fellini (apesar disso, se pode constar no meu blog que não há [ainda] nenhum desses filmes aí).
Todo mundo colava de mim nas provas, nunca peguei mais de uma mina nas baldas, nem dançava tão bem assim. Que mais? Ah, sim! Joguei um pouco de RPG, mas nunca gostei de exatas.
Em todo caso, a minha figura esclarece que eu sou um nerd de primeira: magro e de óculos. Isso já é o suficiente para ser um dos nerd mais (ou menos, depende do ponto de vista) respeitados. Enfim, aqui reproduzo o meu resultado no teste:

Esse tipo, mesmo sendo nerd por definicao, consegue burlar muitas das caracteristicas fisico-habituais dos nerds e passar despercebido em uma festa ou evento. Sua nerdisse eh oculta e inclui algum desempenho escolar notavel e/ou hobbies suspeitos. No entanto, tem um lado nao nerd que pode fazer com que ele pareca uma pessoa normal, ou quase.

É isso aí. Abração!

Nilda disse...

Vou entrar na campanha, e com uma acréscimo: Unam-se nerds das humanas, homens, mulheres ou GLS, e desbanquem os nerds da exatas!!

As perguntas sobre vida social só falam em "pegar garotas", quantas namoradas vc teve... como se mulheres não pudessem ser nerds!