sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lego Star Wars

Não sei se vocês conhecem essa série de jogos incríveis que é a "Lego - the video game", então eu vou passar a postar algumas reviews de alguns títulos que eu tive a oportunidade de jogar. Alguns, porque pude pesquisar uma enorme lista de lançamentos, mas além dos que eu conheço, apenas um me chamou a atenção, o Lego Drome, mas não fui capaz de encontrá-lo. Ficaremos, então, nos principais, baseados em personagens e histórias cativantes do cinema: Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e Batman.

Uma característica própria desses jogos todos é que na verdade são basicamente o mesmo jogo, com as mesmas caracteristicas, apenas adaptadas às necessidades de cada história e gama de personagens. Mas longe de chatear ou de acabar tornando tudo monótono, essa característica é a mais forte do jogo, já que o que importa é saber como é que adaptaram todas as histórias e todos aqueles personagens para as emocionantes pecinhas de lego. Além disso, são jogos para todos, e não apenas para os iniciados, como costumam ser os mais recentes lançamentos do mundo dos games. Por que? Porque você não morre, no sentido de perder o jogo e ficar frustado e acabar chutando o sofá ou a cadeira, o que estiver mais perto na hora da raiva. Você joga as fases de maneira linear, e se seus pontos de vida acabarem, você perde algumas peças lego coletadas (que seriam como se fossem moedas de trocas para adquirir itens, personagens e extras durante o jogo) e recomeça do mesmo ponto, e na mesma situação em que se encontrava antes. Se estava em batalha contra uma porção de Stormtroopers e foi morto quando ainda restavam 3 deles, você retorna com a mesma arma e no mesmo ponto, contra os mesmos três Stormtrooers restantes, para daí continuar o jogo normalmente. Somado aos desafios (puzzles) a serem completados para avançar durante as fases, essas sã as duas características que mais me fascinaram ao encontrar essas jóias do mundo dos games.

Comecemos pelo primeiro desses, ou melhor, pelos dois primeiros, já que foram até lançados em um único pacote para consoles que comportam discos de mega-capacidade: Lego Star Wars.

Image Hosted by ImageShack.us
Lego Star Wars

O primeiro Lego SW foi baseado nos primeiros 3 episódios da saga (cronologicamente, e não na ordem de lançamento) e passeia pelos filmes "A Ameaça Fantasma", "A Guerra dos Clones" e "A Vingança dos Sith". Tendo sido lançado antes deste, não segue a história de maneira tão fiel, mas já trazia alguns spoilers aos jogadores. É um jogo relativamente simples se comparado aos posteriores, com gráficos, jogabilidade e possibilidades igualmente mais simples. Você deve completar as fases no modo "História" com os personagens predeterminados para poder liberar o "Modo Livre", e aí então jogar com jogadores à sua escolha. Você libera personagens ao jogar com eles e contra eles, e então comprando-os na lanchonete, assim como extras que você deve encontrar pelas fases. Há também minikits a serem encontrados e que formam veículos do filme. Para comprar, você deve coletar peças de lego que vão surgindo de coisas destruídas durante as fases. Na verdade quase nada disso é relevante, a não ser que você queira completar tudo e comprar tudo o que há, mas como não há acompanhamento da progressão do jogo pela porcentagem, basta completar as fases e comprar tudo. É um jogo bacana, apesar de fraco se comparado aos outros.

Image Hosted by ImageShack.us
Lego Star Wars The Original Trilogy

Já em "Lego SW II - A Trilogia Original", a Travelser's Tales, desenvolvedora dos títulos que me propus a revisar, se superou. A jogabilidade está muito mais avançada em relação ao seu predecessor, e os gráficos mais belos, o que demandou mais espaço para os arquivos do jogo. Se o primeiro foi lançado em um CD, que mal passava da metade em sua capacidade, o segundo veio em DVD, e bem cheinho até. As características ainda estão aí, como os minikits e extras há serem encontrados durante as fases, mas o jogo é bem mais longo, se você quiser completar os 100%, cujo acompanhamento passa a ser acompanhado. Você aqui tem que coletar um determinado número de peças durante as fases, tanto no modo "História" como no modo "Livre" (no primeiro bastava coletar as peças uma vez, não importando em qual modo), o que torna o jogo obrigatoriamente duas vezes mais longo. Além disso, há 3 fases bônus ao final de cada episódio, além das seis características - e uma dessas fases bônus consiste em jogar o episódio todo de uma vez só, o mais rápido possível. Além disso tudo, há minigames, na forma de fases extras, que estão fora da história do jogo. E tudo isso tem que ser feito para que se possa chegar aos 100%.

Pode reservar, então, muitas horas de jogo, que será preciso, mas o resultado final é muito bom: são jogos que valem a pena pela pura diversão e pelo quebra-cabeça que muitas vezes proporcionam, sem serem impossíveis.

Enjoy them, so!

Um comentário:

Rob Seixas disse...

Para um leigo de primeira no assunto como eu, as informações do texto conseguiram, facilmente, me confundir (apesar de bem escrito). As imagens, contudo, traduziram melhor o que minha mente estava imaginando. Eu sempre gostei de lego, tenho boas recordações que ele me trouxe na minha saudosa infância, e me emociono ao rever esses brinquedos (eu nunca os tive, curiosamente!)Enfim, a tecnologia é impressionante; eu nunca pude imaginar esse formato ocupando espaço nos games. Bem legal! Quem sabe um dia eu experimente... Abraços, brother!